O Conceito

O conceito principal que explicaremos neste momento é Inteligência de Negócios (BI).
Muitos diretores executivos colocaram como prioridade a implantação de uma solução de BI, tornando o termo Inteligência de Negócios extremamente popular. Porém essa necessidade não é nova. As empresas sempre tiveram a necessidade de sistemas que transformassem dados em informações relevantes.
O termo Inteligência de Negócios significa, resumidamente, coletar dados de diversas fontes, organizá-los, analisá-los e compartilhá-los com os executivos mais importantes da empresa. Estes então transformam essas informações relevantes em decisões importantes para o futuro da empresa.
O Prof. PhD. Ralph Kimball é um dos precursores dos conceitos de armazém de dados e sistemas de apoio à decisão realizando pesquisas e conceitos desde 1982. Seus estudos influenciam até hoje a maioria dos projetos de Inteligência de Negócios das empresas no Brasil e no mundo. A metodologia Kimball, mais conhecida como modelagem dimensional, ensina como tornar sistemas transacionais em sistemas orientados ao mundo empresarial, permitindo uma maior organização, melhor compreensão e rapidez (KIMBALL, 1996).
Com o passar dos anos muitas ferramentas foram criadas com o intuito de ajudar na criação de uma solução de Inteligência de Negócios e o termo se tornou extremamente popular no mundo dos negócios.

Dez regras basicas para implantacao do BI - KLAUS HOFMANN ZUR LINDEN, DA COMPUTERWORLD (ALEMANHA)

1. Definir os requisitos funcionais;
2. Definir os grupos de utilizadores;
3. Envolver os utilizadores numa fase inicial;
4. Ter apoio da Gestão;
5. Identificar os Indicadores de Desempenho (KPI) requeridos ;
6. Garantir a integração e qualidade dos dados ;
7. Descubra que ferramentas de BI já estão disponíveis na empresa;
8. Escolher o Software de BI correto;
9. Limitar o tempo de execução do projeto;
10. Um projeto de BI é um processo constante;



“O BI é, antes de tudo, uma tarefa de controle, compras, marketing e vendas. Os departamentos de negócio estão familiarizados com os requisitos individuais em termos de gestão da performance funcional e sabem que parâmetros e dados necessitam controlar os seus processos de negócio”, afirma Klaus Hofmann zur Linden, Technical Manager Germany da Information Builders em Eschborn. “O departamento de TI deve construir a infra-estrutura as aplicações de BI e assegurar uma operação de confiança”.

© Copyright 2012 - 2013 - VisionData Soluções em Tecnologia da Informação - Todos os direitos reservados